À medida que nos aproximamos do ano de 2024, é oportuno refletir sobre as promessas e orientações presentes nas Escrituras Sagradas. O conjunto de versículos selecionados oferece uma base sólida para nossa jornada, repleta de renovação, perdão e esperança.



Eclesiastes 3:1 - "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." O novo ano traz consigo a lembrança de que cada estação da vida tem seu propósito designado. Em 2024, busquemos discernir e abraçar o tempo divinamente ordenado para cada aspecto de nossas vidas.


Isaías 43.18-20 - "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura, não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo." Este versículo nos convida a abandonar o peso do passado e abrir nossos corações para as novas obras que Deus deseja realizar. Em 2024, confiemos na promessa de que Ele está preparando um caminho, mesmo nas circunstâncias aparentemente áridas.


Atos 3.19-20 - "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus." O ano novo é uma oportunidade para o arrependimento e a transformação. Que 2024 seja marcado pela graça que vem do arrependimento sincero, trazendo refrigério espiritual e renovando nossa comunhão com o Senhor.


1 João 2.1 - "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." A certeza de que temos um Advogado misericordioso nos fortalece para enfrentar os desafios do novo ano. Que a mensagem de perdão e graça seja uma âncora para nossas almas em 2024.


Salmos 32.1-2 - "Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo." A bem-aventurança daqueles cujos pecados são perdoados é uma fonte de alegria. Que a experiência do perdão divino nos capacite a viver em verdadeira liberdade durante o ano que se inicia.


Isaías 65.17-18 - "Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Alegrai-vos, porém, e exultai perpetuamente no que eu vou criar; porque eis que crio Jerusalém para exultação e o seu povo, para júbilo." A promessa de novos céus e nova terra traz a expectativa de um futuro glorioso. Que em 2024, estejamos cheios de alegria, confiantes nas novas obras que Deus está criando em nossas vidas.


Romanos 8.1-2 - "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte." Em Cristo, encontramos libertação e vida. Que a realidade da ausência de condenação e a presença do Espírito nos guiem em 2024, proporcionando uma jornada de graça e redenção.


Romanos 6.4 - "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." O batismo simboliza nossa identificação com a morte e ressurreição de Cristo. Que a verdade da "novidade de vida" permeie cada aspecto de nossa existência no novo ano.


Filipenses 3.13-14 - "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." A atitude de esquecer o passado e avançar em direção ao alvo é uma exortação poderosa. Que em 2024, possamos abraçar a jornada com determinação, focados no chamado divino em Cristo Jesus.


2 Coríntios 5.17 - "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." Em Cristo, somos transformados em novas criaturas. Que a realidade desta transformação permeie nossas vidas diárias em 2024, moldando nossas atitudes e ações.


Apocalipse 21.4 - "Ele enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." A visão de um futuro onde Deus enxugará todas as lágrimas é uma fonte de consolo. Que a esperança no cumprimento final das promessas divinas nos inspire a enfrentar o ano de 2024 com confiança e paz.


1 João 1.9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." A promessa de perdão e purificação é uma âncora para nossas almas. Que a prática da confissão e arrependimento seja uma constante em nossas vidas ao longo de 2024.


Isaías 43.25 - "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." A promessa de Deus de apagar nossas transgressões é uma expressão do Seu amor incondicional. Que em 2024, possamos viver na liberdade do perdão divino, sabendo que Ele não se lembra mais de nossos pecados.


À medida que nos lançamos em 2024, que esses versículos sejam a luz que ilumina nosso caminho. Que o novo ano seja marcado por renovação espiritual, perdão abundante e a esperança firme nas promessas de Deus. Que a Palavra de Deus seja nossa bússola, guiando-nos em uma jornada de crescimento, transformação e comunhão mais profunda com o Criador.


Pastora Neide Massaranduba

Wilson Teixeira - IEQ Vila Industrial - Colaboração



Deixe seu Comentário