Texto Base: Ageu 2:9 - "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos."

A caminhada cristã é repleta de desafios e oportunidades que exigem de nós busca constante e determinação inabalável. Este estudo bíblico visa explorar como as promessas antigas, milagres esperados, sinais e maravilhas podem fortalecer nossa fé e determinação, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Vamos refletir sobre como a glória de Deus prometida para o futuro é motivo para não desistirmos de lutar.


 Promessas Antigas


Versículo: Gênesis 12:2-3


"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados."


  • Grande povo e bênção: Deus promete a Abraão que fará dele uma grande nação e que ele será uma bênção para todos.
  • Fama e proteção: Deus promete fazer o nome de Abraão famoso e proteger aqueles que o abençoarem.
  • Benção universal: A promessa de que todas as famílias da terra seriam abençoadas através de Abraão.


Aplicação Atual:


  • As promessas de Deus são eternas e verdadeiras. Mesmo que pareçam distantes, devemos nos apegar a elas com fé.


Versículo: Êxodo 3:7-8


"Disse o Senhor: 'De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Tenho escutado o seu clamor por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel - a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus.'"


  • Opressão e clamor: Deus reconhece o sofrimento e clamor de Seu povo no Egito.
  • Libertação: Deus promete libertar os israelitas da escravidão.
  • Terra Prometida: Deus promete levar Seu povo a uma terra boa e vasta, cheia de bênçãos.


Aplicação Atual:


  • Mesmo nas circunstâncias mais difíceis, Deus está atento ao nosso clamor e nos promete libertação.


 

Milagres Esperados


Versículo: Êxodo 14:21-22


"Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar com um forte vento leste durante toda aquela noite. O mar se transformou em terra seca, e as águas foram divididas. Os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e à esquerda."


  • Intervenção divina: O mar se abre para os israelitas, permitindo a travessia em terra seca.
  • Proteção: As águas formam uma parede protetora à direita e à esquerda.


Aplicação Atual:


  • Deus ainda realiza milagres hoje. Devemos esperar e acreditar que Ele pode fazer o impossível.


Versículo: João 11:43-44


"Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: 'Lázaro, venha para fora!' O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: 'Tirem as faixas dele e deixem-no ir.'"


  • Ressurreição: Jesus ressuscita Lázaro, demonstrando Seu poder sobre a morte.
  • Autoridade de Jesus: A ordem de Jesus é imediatamente obedecida pela morte, trazendo Lázaro de volta à vida.


Aplicação Atual:


  • Deus nos chama a esperar por milagres e crer que Ele tem poder sobre todas as circunstâncias.


 

Sinais e Maravilhas


Versículo: Êxodo 16:14-15


"Quando o orvalho secou, flocos finos como geada estavam sobre a superfície do deserto. Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: 'Que é isso?', pois não sabiam do que se tratava. Disse-lhes Moisés: 'Este é o pão que o Senhor lhes deu para comer.'"


  • Provisão divina: Deus fornece maná, um alimento miraculoso, para os israelitas no deserto.
  • Sustento: Deus cuida de Seu povo, provendo-lhes sustento diariamente.


Aplicação Atual:


  • Devemos estar atentos e reconhecer a mão de Deus em nossas vidas, mesmo em pequenas provisões.


Versículo: João 9:1-7


"Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: 'Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?' Disse Jesus: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.' Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem. Então lhe disse: 'Vá lavar-se no tanque de Siloé' (que significa Enviado). O homem foi, lavou-se e voltou vendo."


  • Cura: Jesus cura um cego de nascença, mostrando Seu poder de restaurar a visão.
  • Manifestação da obra de Deus: A cura serve como um sinal da obra de Deus.


Aplicação Atual:


  • Deus usa sinais e maravilhas para fortalecer a nossa fé. Devemos estar prontos para reconhecer e testemunhar Suas obras.


 

A Glória da Última Casa


Versículo: Ageu 2:9


"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos."


  • Promessa de Glória: Deus promete que a glória do novo Templo será maior que a do antigo.
  • Paz: Deus promete paz neste novo lugar, indicando Sua presença contínua e abençoadora.


Aplicação Atual:


  • Nossa vida pode parecer difícil agora, mas Deus promete um futuro glorioso. Devemos perseverar e continuar lutando, pois Deus tem grandes coisas para nós.


 Filho, Não Desista de Lutar


Versículo: Jó 1:21-22


"E disse: 'Saí nu do ventre de minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor'. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus."


  • Resiliência: Jó mantém sua fé e louva a Deus mesmo em meio a grandes perdas.
  • Integridade: Jó não culpa Deus por suas dificuldades, mostrando uma fé inabalável.


Aplicação Atual:


  • Mesmo quando tudo parece difícil, não devemos parar. Deus está ao nosso lado, nos guiando e sustentando.


Versículo: 2 Timóteo 4:7


"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."


Destaques:


  • Determinação: Paulo reflete sobre sua vida de fé e perseverança.
  • Fé guardada: Paulo manteve sua fé até o fim, servindo como exemplo de determinação para os crentes.


 


Conclusão


A busca e a determinação são elementos essenciais para a vida cristã. Ao nos agarrarmos às promessas antigas, esperarmos milagres, reconhecermos sinais e maravilhas, e nos lembrarmos da promessa de uma glória maior, encontramos força para perseverar. Não importa quão difíceis sejam os tempos, Deus está conosco, guiando-nos e fortalecendo-nos. Continue lutando, pois a glória da última casa será maior que a da primeira.


 Wilson Teixeira - IEQ Vila Industrial



#IEQIND #MSquadrangular #Ieq319 #quadrangularoficial


Deixe seu Comentário