Origem e Primeiros Exemplos


1.   Abraão e Melquisedeque:


o    Gênesis 14:18-20: "Então Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."


o     


§  Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, um sacerdote de Deus, como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos recebidas. Este é o primeiro registro bíblico de alguém entregando o dízimo.


§   


2.   Jacó:


 


o    Gênesis 28:20-22: "E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar nesta jornada que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz voltar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."


§  Jacó prometeu dar o dízimo a Deus em resposta à promessa de proteção e provisão divina.


Dízimo na Lei de Moisés


 


3.   Instituição do Dízimo para os Levitas:


o    Levítico 27:30-32: "Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor."


 


§  Os dízimos eram santos e pertenciam a Deus. Eles eram retirados de todos os produtos agrícolas e animais.


§   


4.   Suporte aos Levitas:


 


o    Números 18:21-24: "E aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado, e morram. Mas os levitas exercerão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniquidade; estatuto perpétuo será nas vossas gerações, que no meio dos filhos de Israel não terão herança. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel não herdarão herança."


o     


§  Os dízimos serviam como sustento para os Levitas, que não possuíam herança de terras como as outras tribos de Israel. Eles eram responsáveis pelo serviço no tabernáculo.


o     


5.   Dízimo para as Festas e Pobres:


6.    


o    Deuteronômio 14:22-29: "Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado, então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; e aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, por ovelhas, e por vinho, ou bebida forte, ou por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e te alegrarás, tu e a tua casa. Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas. Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo) e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e se fartarão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres."


o     


§  Parte do dízimo era para ser usado nas festas religiosas, e a cada três anos, o dízimo era armazenado para prover os levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas.


Profetas e o Dízimo


6.   Malaquias e o Dízimo:


 


o    Malaquias 3:8-10: "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança."


§  Malaquias exorta o povo de Israel a trazerem os dízimos à casa do tesouro, prometendo bênçãos divinas em troca da fidelidade a essa prática.


§   


O Dízimo no Novo Testamento


7.   Jesus e o Dízimo:


 


o    Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."


o     


§  Jesus criticou os fariseus por sua hipocrisia em seguir o dízimo rigorosamente enquanto negligenciavam os aspectos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fé. No entanto, Ele também afirmou que o dízimo não deveria ser negligenciado.


 


 


A prática do dízimo tem origens antigas e variadas na Bíblia, começando com Abraão e Jacó, sendo formalizada na Lei de Moisés para sustentar os levitas e outras necessidades comunitárias, e continuando até a época de Jesus. A essência do dízimo é reconhecer a soberania de Deus sobre todas as coisas e praticar a generosidade e a justiça na comunidade de fé.


 


Princípios Bíblicos e Aplicação Moderna


1.   Reconhecimento da Soberania de Deus:


 


o    Salmos 24:1: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam."


o     


§  Reconhecer que tudo pertence a Deus e que somos apenas mordomos dos recursos que Ele nos confiou.


o     


2.   Gratidão e Generosidade:


 


o    2 Coríntios 9:7: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."


§  O dízimo deve ser dado com alegria e gratidão, não por obrigação ou pressão, mas como uma expressão de reconhecimento pelas bênçãos recebidas.


§   


3.   Sustento da Obra de Deus:


4.    


o    1 Coríntios 9:13-14: "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."


o     


§  Os recursos dados como dízimo são usados para sustentar aqueles que se dedicam ao ministério e para financiar atividades e projetos da igreja.


§   


5.   Ajuda aos Necessitados:


6.    


o    Atos 4:34-35: "Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; e então se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade."


o     


§  Parte dos recursos deve ser direcionada para ajudar os necessitados, seguindo o exemplo da igreja primitiva.


Como Praticar o Dízimo Hoje


1.   Proporcionalidade e Generosidade:


 


o    Muitas igrejas incentivam os membros a dar uma porcentagem fixa de sua renda (tradicionalmente 10%, seguindo o exemplo bíblico), mas também ensinam que o princípio mais importante é a generosidade proporcional à capacidade de cada um.


 


2.   Planejamento e Intencionalidade:


o    Contribuir de forma regular e planejada, incorporando o dízimo no orçamento pessoal ou familiar, refletindo o compromisso com o sustento da obra de Deus.


o     


3.   Transparência e Prestação de Contas:


 


o    As igrejas devem ser transparentes sobre como os recursos do dízimo são usados, garantindo que eles sejam administrados de forma ética e eficaz.


 


4.   Além do Dízimo:


5.    


o    Além do dízimo, muitos cristãos são incentivados a dar ofertas especiais para projetos missionários, obras sociais, e outras necessidades específicas.


Reflexões Teológicas


1.   Liberdade Cristã:


2.    


o    Romanos 7:6: "Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo que estávamos presos, de modo que servimos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."


o     


§  Alguns teólogos argumentam que, no Novo Testamento, a ênfase está na generosidade voluntária e no apoio às necessidades da comunidade, mais do que em seguir estritamente a prática do dízimo do Antigo Testamento.


§   


3.   Coração Generoso:


 


o    Mateus 6:21: "Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração."


o     


§  A prática do dízimo deve refletir um coração generoso e voltado para as coisas de Deus, demonstrando que nossa confiança está em Deus, não nas riquezas materiais.


A prática do dízimo nos dias atuais deve ser uma expressão de gratidão, generosidade e compromisso com a obra de Deus e com a ajuda ao próximo. Mais importante do que a quantidade ou a porcentagem exata é a atitude do coração, a disposição de dar com alegria e a fidelidade em administrar os recursos de forma que honre a Deus e beneficie a comunidade.

Wilson Teixeira - IEQ VILA Industrial



 


 


Deixe seu Comentário