Na vida cristã, somos comparados às oliveiras, sujeitos ao processo de transformação e poda para produzir frutos que glorificam a Deus. A oliveira, símbolo de paz e prosperidade, é uma representação vívida da jornada espiritual dos crentes.

A Bíblia nos ensina que Deus nos molda e nos transforma como a oliveira para que possamos dar frutos em abundância. Assim como a oliveira passa pelo processo de poda para remover o que é infrutífero, Deus remove de nós tudo o que nos impede de crescer espiritualmente.

Em João 15:1-2, Jesus diz: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda." Deus nos poda para nos tornar mais frutíferos, mais próximos Dele e mais eficazes em nosso testemunho.


A oliveira não apenas produz frutos, mas esses frutos são transformados em azeite, símbolo da unção e do Espírito Santo. Da mesma forma, Deus nos chama não apenas para produzir frutos, mas para sermos transformados e cheios do Espírito Santo.

O azeite era usado para iluminar e ungir, simbolizando a presença e o poder de Deus. Quando permitimos que Deus nos transforme e nos encha do Seu Espírito, nos tornamos instrumentos poderosos em Suas mãos.


Como servos de Deus, somos chamados a imitar a oliveira em sua capacidade de produzir frutos e ser transformados. Devemos estar dispostos a passar pelo processo de poda e purificação, permitindo que Deus remova tudo o que nos impede de sermos verdadeiramente frutíferos.

Assim como a oliveira é símbolo de vida e prosperidade, os servos de Deus têm a promessa de uma vida abundante e frutífera quando permanecem ligados à videira verdadeira, que é Jesus Cristo.

Ao nos rendermos ao processo de transformação e poda de Deus, podemos olhar com esperança para o futuro. Assim como a oliveira produz azeite que ilumina e unge, os crentes são chamados a brilhar como luzes neste mundo e a serem ungidos para o serviço do Senhor.

Nossa vida como crentes não se limita ao aqui e agora, mas é uma preparação para a eternidade. Assim como a oliveira continua a produzir frutos ao longo dos anos, os servos de Deus têm a promessa de uma vida frutífera e significativa que perdura para a eternidade.

Que possamos nos render ao processo de transformação de Deus, confiantes de que Ele está nos moldando para a Sua glória e para o cumprimento do Seu propósito em nossas vidas. Que possamos ser como a oliveira, produzindo frutos que glorificam a Deus e sendo instrumentos do Seu amor e da Sua graça neste mundo.


Wilson Teixeira - IEQ - Vila Industrial



Deixe seu Comentário