Este estudo bíblico nos oferece uma visão profunda da jornada espiritual dos crentes, usando os elementos de partida, trajeto e destino, com referências bíblicas relevantes.


Partida (Gênesis 12:1-4): Neste texto, vemos como Deus chamou Abrão para deixar sua terra, sua parentela e a casa de seus pais. Essa partida não era apenas geográfica, mas também espiritual e emocional. Abrão teve que deixar para trás sua zona de conforto e segurança, confiando na promessa de Deus de uma terra e uma descendência abençoadas. Essa partida marca o início de uma jornada de fé, onde a confiança em Deus é essencial para seguir adiante rumo ao desconhecido.


Trajeto (Êxodo 13:17-18): Durante o êxodo do povo de Israel do Egito para a Terra Prometida, Deus escolheu um trajeto específico para guiá-los. Ele os conduziu pelo caminho do deserto, longe das rotas principais, não para tornar a jornada mais fácil, mas para protegê-los de possíveis conflitos e desânimos. Esta parte da jornada nos ensina sobre a importância da obediência e confiança em Deus, mesmo quando o caminho parece difícil e desconhecido.


Destino (Jeremias 29:11): Deus promete ao povo de Israel um futuro e uma esperança, mesmo em meio às circunstâncias difíceis do exílio. Este versículo nos lembra que Deus tem planos de prosperidade e bem-estar para Seu povo, não importa quão sombrias as circunstâncias pareçam. O destino que Deus prepara para nós vai além das nossas expectativas e compreensão, e é baseado em Seu amor e propósito para nossas vidas.


Em suma, este estudo bíblico nos mostra como a vida do crente é uma jornada espiritual, onde confiamos em Deus desde a partida, seguimos Seu trajeto mesmo quando não entendemos, até chegarmos ao destino que Ele planejou para nós. Assim como Abrão se tornou Abraão, o pai da fé, nós também somos chamados a confiar em Deus e seguir Sua direção em nossa jornada espiritual.


Wilson Teixeira - IEQ Vila Industrial



Deixe seu Comentário