Por muitas vezes, atropelamos palavras por conhecê-las e não as utilizarmos adequadamente para o cumprimento das mesmas. Sabemos, mas não damos a devida importância em praticá-las com o efeito abençoativo.


"AJUDAR" vem do latim, pela composição de duas palavras (PERTO/JUNTO). Então, JUVARE nos impulsiona a sermos mais úteis, aptos, sempre na aptidão do socorro, dar ou levar o alívio ao próximo, o estender da mão amiga, o agraciar sempre com o bálsamo da alegria. Assim, como já nos dizia o profeta: "...PORTANTO, NÃO VOS ENTRISTEÇAIS, A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA" (Ne 8.10c).



Então, pratiquemos o JUVARE, alegrando o coração do Eterno! Aleluia. Acheguemo-nos sempre ao amigo, principalmente quando esse necessita, como se diz no ditado popular "DANDO AQUELA FORÇA". JUVARE não é esmolar, mas é viver continuamente ajudando o necessitado. E, desse ato, nasce um amigo (um irmão) (Pv 17.17).


Do latim, a palavra "Direito" deriva de JUVARE, que significa AJUDAR. Então: VAMOS AJUDAR DIREITO?


Jesus conta-nos uma parábola de um homem que foi assaltado na estrada e muito espancado, ficando como morto. Passando um sacerdote, olhou, mas não o ajudou. Veio um levita e fez o mesmo, passando de largo. E, por último, passou um samaritano e ali AJUDOU/JUVARE (Lc 10.30-37), preocupando-se e sendo útil totalmente com o próximo.


Quando se ajuda com interesses pessoais, pensando no que vai ganhar em troca, não é JUVARE, mas sim, um proveito ganancioso com efeito cobiçoso. Ajudemo-nos ao nosso próximo até suprir as suas necessidades. Sejamos úteis na graça e na bênção para com o próximo. Quem pede é porque necessita, quem dá é porque acredita, na unção multiplicadora do Cristo vivo e Senhor nosso.


AJUDAR é como perdoar, não só sete vezes, mas setenta vezes sete, ao dia. A fé e a Graça de Cristo nos envolvem para com o enchimento do Espírito Santo, na unção transbordante do Amor do Pai, usando-nos a sermos JUVARE!


Como vasos, não olhamos a quem! Mas como bênçãos, deixamos exalar o azeite a quem o Senhor nos enviar!


Do seu sempre amigo e irmão em Cristo Jesus! Pr. Renailton de Carvalho. IEQ - Fátima do Sul - MS.



 


Deixe seu Comentário


Renailton de Carvalho Nascimento - 19/12/2023 19h51
Juvare nos dar também o sentido da Koinonia do Senhor, que quer Comunhão e apoio.