Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.       Números 20:8



Quando pensamos na história bíblica do êxodo e da jornada do povo de Israel rumo à Terra Prometida, é inevitável lembrar de Moisés, o líder escolhido por Deus para guiar o Seu povo. No entanto, apesar de toda a sua dedicação e obediência a Deus, Moisés não teve permissão para entrar na Terra Prometida. Nesta mensagem, vamos explorar as razões por trás dessa decisão divina e as lições que podemos aprender com essa história.

I. A desobediência de Moisés: A. Moisés foi instruído por Deus a falar à rocha para que ela produzisse água, mas ele desobedeceu e a feriu com seu cajado. B. Essa desobediência ocorreu quando o povo de Israel estava enfrentando a escassez de água no deserto. C. Embora Moisés tenha conseguido suprir a necessidade de água do povo, sua desobediência resultou em consequências severas.

II. A santidade e justiça de Deus: A. Deus é santo e justo em todos os Seus caminhos. B. Ele não tolera a desobediência e espera obediência total de Seu povo. C. Moisés, como líder do povo, precisava exemplificar essa obediência irrestrita.

III. A punição e suas implicações: A. Deus declarou a Moisés e a Arão que eles não entrariam na Terra Prometida por causa de sua desobediência. B. A punição não negou a fidelidade e o serviço de Moisés a Deus, mas mostrou a seriedade de obedecer a todas as Suas instruções. C. A punição serviu como um lembrete para o povo de Israel sobre a importância da obediência e da responsabilidade dos líderes.

IV. Lições aprendidas: A. A obediência total é fundamental para a comunhão com Deus e para receber Suas bênçãos. B. Mesmo os líderes piedosos estão sujeitos às consequências de suas ações. C. Deus é gracioso, mas também é justo em Suas decisões e disciplina. D. Devemos aprender com a história de Moisés, buscando uma vida de obediência e submissão a Deus.


A história de Moisés não entrar na Terra Prometida nos lembra da importância da obediência total a Deus. Apesar de suas grandes realizações e liderança exemplar, sua desobediência teve consequências graves. Portanto, devemos aprender com essa história e buscar viver em obediência a Deus, sabendo que Ele é santo, justo e merece toda a nossa fidelidade. Que essa história nos inspire a buscar uma vida de submissão e obediência diante de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Wilson Teixeira - Pr. IEQ IND Dourados-MS



 


Deixe seu Comentário