CONHEÇA O EVANGELHO QUADRANGULAR

CONHEÇA O EVANGELHO QUADRANGULAR


 

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

                O termo "Evangelho Quadrangular" foi inspirado pela fundadora da Igreja, Aimée Sempre McPherson, durante uma campanha em Oakland, Califórnia, no ano de 1922, depois que pregou sobre a visão de Ezequiel.

                No Brasil, a Igreja do Evangelho Quadrangular teve início na cidade de São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1951, pelo missionário Harold Edwin Williams e por Jesus Hermínio Vasquez Ramos. Juntos eles implantaram as primeiras tendas e a partir daí, a ideia de tendas tornou-se uma característica peculiar da IEQ no país e, assim evangelho de Cristo foi crescendo.

                Em 67 anos de fundação, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, possui mais de 17 mil templos e obras abertas e estruturadas em todo país. Mais de 30 mil obreiros estão levando os ensinamentos de Jesus a mais de 2 milhões de pessoas em 22 nações.

                Evangelizando no Brasil há mais de seis décadas, a IEQ tem alcançado, ano após ano, milhares de pessoas, levando-as ao real conhecimento de Jesus Cristo. Sua administração tem proporcionado um crescimento sólido e constante tornando a Igreja propulsora que, por meio da união do ministério e fortificação dada por Cristo, motiva seus pastores e membros a irem em busca daqueles que necessitam desse conhecimento.

                A Igreja do Evangelho Quadrangular existe para glorificar a Deus e promover o crescimento do seu reino.

 

DOUTRINAS

 

                Quando Aimée Semple McPherson recebeu a visão de Deus, viu quatro rostos, um de homem, um de leão, um de boi e de uma águia e entendeu que esses animais revelam a plenitude terrena de Cristo, representando a doutrina Quadrangular completa.

                A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir.

 

1. JESUS CRISTO O SALVADOR

" Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido." (Lucas 19.10)

                O primeiro rosto que Ezequiel viu foi o Rosto de Homem representando Jesus Cristo, o Filho do Homem, como Salvador que foi sacrificado por toda a humanidade. Todos nós necessitamos desse Salvador, porque todos pecamos.

                O Evangelho de Lucas apresenta Jesus como o Salvador. Este livro foi escrito para os gregos, povo cujo ideal era alcançar a perfeição humana. Por isso, Lucas apresenta Jesus como filho do homem, perfeito de corpo, alma e espírito, que veio para buscar o que havia se perdido.

                O símbolo da salvação é a Cruz, que simboliza a morte de Cristo, e está vazia porque Jesus ressuscitou e vive para sempre.

                A doutrina da Salvação está simbolizada na cor Vermelha (escarlate) representando o Sangue de Jesus Cristo que foi derramado na cruz para salvar os filhos de Deus.

 

2. JESUS CRISTO O BATIZADOR COM O ESPÍRITO SANTO

 

"Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... Mas receberei a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." (Atos1.5-8)

                O segundo rosto que Ezequiel viu foi o Rosto de Leão, que representa Jesus Cristo como o Batizador no Espírito Santo. Esta promessa concretiza o dia de Pentecostes. A figura do leão significa força e poder.

                O Evangelho de João apresenta Jesus Cristo como sendo o batizador Santo. O livro foi escrito para todos os cristãos e apresenta Jesus como Filho do Deus Altíssimo, como o único que pode batizar com Espírito Santo.

                O símbolo do batismo com Espírito Santo é a Pomba.

                A doutrina do batismo com Espírito Santo está simbolizada na cor Amarela (ouro), representando o fogo do Espírito Santo.

 

3. JESUS CRISTO O MÉDICO DOS MÉDICOS

 

"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças" (Mateus 8.17)

                O terceiro rosto que Ezequiel viu foi o Rosto de Boi, representando Jesus Cristo como nosso Grande Médico. A fundadora da IEQ concluiu que a semelhança do boi com Cristo está nas características do boi, como Aquele que suporta cargas e fardos, e que veio à terra para levar sobre si toda a carga de pecados, vergonhas e doenças humanas.

                O Evangelho de Marcos apresenta Jesus como o Grande médico, que tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas dores sobre si. O livro foi escrito para os romanos, povo patriota que se orgulhava do próprio poderio militar e de servir aos seus superiores.

                O símbolo da Cura Divina é o Cálice.

                A doutrina da Cura Divina está simbolizada na cor Azul, a cor do céu, que é de onde vem a cura.

 

4. JESUS CRISTO O REI QUE HÁ DE VIR

 

"Por que o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro... Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, e encontrar o Senhor nos ares, e, assim, estaremos sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16-17)

                O quarto rosto que Ezequiel viu foi o Rosto de Águia que representa Jesus Cristo como o Rei que há de vir. A águia é considerada o rei dos pássaros. Com seu olhar penetrante perscruta as distâncias dos elevados céus, sobre às nuvens, desse das alturas vertiginosas e carrega seus filhotes sobre as asas estendidas.

                O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como Rei que voltará para buscar Sua igreja e depois tomará seu cedro para governar todas as nações da Terra durante mil anos. O livro foi escrito para os hebreus, que esperavam pela volta do Messias para reinar eternamente.

                O símbolo da segunda vinda é a Coroa, simbolizando a Volta de Cristo para reinar eternamente.

                A doutrina da volta de Jesus está simbolizada na cor Roxa, tipificando a realeza de Jesus Cristo.

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário