OS DISCPULOS DE JUDAS

 Mateus 25

24. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele est escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem trado! Bom seria para esse homem se no houvera nascido. 25. E, respondendo Judas, o que o traa, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.

? INTRODUO

 

A histria da humanidade relata homens que tiveram uma vida longa, vivendo muitos e muitos anos, e hoje uma pessoa que vive mais de cem anos j e considerada uma raridade. Vida longa o que todos queremos, pois a morte em regra no algo que desejamos.

Outro dia (Setembro 2018) assistindo um tele jornal vi uma reportagem de um homem, David Goodall cientista de 104 anos de idade cometeu suicido assistido, ele dizia: No sou feliz. Eu quero morrer!. E o que pior, ele no tinha nenhuma doena terminal.

No quero entrar no mrito dos motivos, mas triste pensar que algum deseja encerrar seu ciclo de vida por julgar no ser feliz. Uma

pessoa que afirma ser triste, ai eu penso qual seria o tamanho da tristeza que estava no corao desse homem para desejar encerrar a sua vida aos 104 anos de idade.

Mas certamente ao chegar aos 104 anos de idade esse homem viu muita coisa, boas e ruins, e tambm teve em sua vida contato com muitas pessoas, boas e ruins, e no final da vida certamente absorveu muita coisa ruim para desejar a morte, pois morte algo que no se deseja.

Tenho certeza que cada um de ns tambm j vivenciou ou testemunhou diversas situaes, mas uma coisa muito triste ver pessoas ruins vivendo em sua maldade, e dissimilando seus venenos.

Nessa mensagem falarei de um homem chamado Judas que o protagonista, por ter ficado marcado na histria por trair o filho de Deus. Esse homem era chamado de Judas Iscariotes.

? QUEM FOI JUDAS

 

Esse Judas foi um dos 12 apstolos de Jesus Cristo e que esteve presente durante os trs anos e meio do ministrio do mestre na terra e que tambm segundo a bblia teria sido o traidor que vendeu Jesus por trinta moedas de prata ao sumo sacerdote Caifas. Tambm seria o nico dentre os apstolos que no nasceu na Galileia. Segundo a bblia seu pai se chamava Simo. E ainda segundo a tradio era de imponente aparncia e dotado de perspiccia e habilidade executiva.

Seu nome em hebraico Yhudhah, que traduzido abenoado ou louvado. Na regio da Judeia havia uma cidade de nome Kerioth. Judas foi um dos primeiros a se juntar a Jesus, e sendo um homem bem instrudo tornou-se o tesoureiro do grupo cuidando de todo o dinheiro que lhes eram ofertados.

Existem trs linhas de possibilidades sobre a identidade da pessoa de nome Judas Iscariotes. Seno vejamos:

I. Alguns argumentam que Judas Iscariotes ou Yhudhah Ish Qeryoth era por que seria descendente ou natural da cidade de Qeryoth que ficava no sul da Judeia, por isso o nome Judas homem de Qeryoth.

II. Outra afirmao etimologia de cunho poltico ligando Judas ao grupo dos Sicarios, que era um grupo extremista separatista, de Zelotes Judeus que tentaram expulsar os romanos e seus simpatizantes da Judeia, sendo chamados assim por que usavam a Sica (punhal). Por isso Yhudhah Ish Sicari, Judas homem do punhal.

III. Outros derivam seu nome da palavra aramaica Saqar, palavra que significa ou identifica uma pessoa mentirosa ou pessoa que falsa, assim seria Judas homem mentiroso, Judas homem falso.

 

Esses argumentos so teses, mas que se olharmos para a histria desse homem todas parecem ser justas e verdadeiras; quer seja ele da cidade de Qeryoth, quer seja por usar o punhal, ou por ser um falso.

 

? O CARTER DE JUDAS

 

Tanto o evangelista Lucas (Lc, 22:03) que foi discpulo de Pedro, como Joo (Jo, 13:27) que foi testemunha ocular do ministrio de Cristo relatam que satans teria entrado em Judas logo aps a ceia da Pscoa, o que me faz acreditar que satans sempre esteve com Judas, estando ausente na ceia por que Jesus se fazia presente e a cerimnia era sagrada, mas to logo Judas saiu do local satans se apossou dele novamente.

Flvio Josefo, (Yossef Ben Mattiyahu) historiador do primeiro sculo descreve Judas como pessoa de m ndole, me levando a crer que Judas j era uma pessoa m antes de fazer parte do grupo dos doze, e ao ser aceito como entre os doze estava tendo uma chance de mudar de vida e ser salvo. E agora que conhecemos um pouco mais de Judas o traidor vamos comentar sobre as passagens bblicas que demonstram o seu verdadeiro carter.

? O MINISTRIO DOS JUDAS

 

Eu no acredito que uma pessoa j nasci mau, mas penso que no decorrer de sua vida essa pessoa possa estar alimentando o lado mau que o pecado deixou em cada um de ns, e se deixando ser levada pelo mau que est ao seu redor se torne mau. Acredito que Judas tenha nascido uma criana bela como todas so, e sobre ele seus pais, tios, avs e amigos profetizaram coisas boas e esperaram que Judas fosse um bom homem, e isso se comprova pelo nome que lhe foi dado aps o seu nascimento, mas em algum momento de sua vida Judas se deixou ser levado pelo mau.

Assim Judas criou o seu ministrio, e que ainda hoje tem discipulado muitos homens e mulheres pelo mundo. E se Judas estava entre os doze certamente precisamos aprender com o que ele nos mostra.

1) O CHAMADO

 

Mateus 08:18,19 - E Jesus, vendo em torno de si uma grande multido, ordenou que passassem para o outro lado; E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.

Alguns estudiosos ainda relatam que o homem que se prontificou a seguir Jesus descrito no texto acima era Judas Iscariotes. Assim sendo essa uma informao muito importante e essencial, pois assim Judas teria sido o nico dentre os doze discpulos que no foi chamado ou escolhido por Jesus para segui-lo, mas que apenas teria sido aceito por Jesus aps ter se oferecido para segui-lo, ou seja, Judas se auto convidou para fazer parte do grupo de Jesus.

Penso eu que Jesus no chamaria um homem dominado por tantos sentimentos malignos para acompanh-lo, mas o deixou fazer parte do

grupo como uma oportunidade para que este se convertesse de seus maus caminhos. s vezes nos perguntamos se Deus sabe todas as coisas como permitiu que Judas trasse a Jesus? Deus sabe que vamos errar, mas mesmo assim coloca diante de ns a verdade para que possamos nos arrepender e no cometer o erro.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

No podemos negar que esse Judas era mesmo um homem mau desde sua raiz. Quando veio a Jesus j estava contaminado, e vindo at Jesus estava tendo a chance de se purificar. E Hoje temos visto homens maus que vieram at Jesus, mas na verdade no se converteram, no tiveram uma transformao de vida, antes buscam o que mau, e seus coraes esto voltados para as riquezas dessa terra.

Eles no foram chamados e muito menos escolhidos, chegaram pela beirada, pensaram que bonito ser lder, pastor, apstolo, bispo, e chegando no alto levados pelas suas prprias mos, se deram o luxo de escolherem como querem ser chamados. Esses discpulos de Judas no esperam seus ttulos virem de Deus, mas os escolhe.

Mas como foi com Judas o fim dessas pessoas ser um fim trgico, pois mesmo tendo a chance de se converterem nada fazem para isso. A esses o prprio Jesus disse que no dia do Juzo final os mandar para o fogo eterno, pois afirma no os conhecer. Mas enquanto isso eles continuam a roubar a casa do Senhor, ensinando o evangelho da prosperidade e no o evangelho da salvao e do arrependimento. Esses discpulos de Judas levam festas mundanas para dentro da igreja dizendo ser nossa cultura, e eu digo que quando nos convertemos ao reino de Jesus ento a nossa cultura a bblia e no outra.

2) O DOM

 

Joo 12:3,6 -Ento Maria, tomando uma libra de perfume de nardo puro, mui precioso, ungiu os ps de Jesus e enxugou-os com os seus cabelos; e a casa encheu-se do cheiro do perfume. Judas Iscariotes, um de seus discpulos, aquele que o havia de trair, perguntou: Por que no foi vendido por trezentos denrios para dar aos pobres? Isso disse ele no porque tivesse cuidado com os pobres; mas por que era ladro e, tendo a bolsa, tirava o que nela se laava.

Segundo o evangelista Yohanan, seis dias antes do Pessach, estando Jesus com seus discpulos na casa de seu amigo Lzaro, o que havia sido ressuscitado dentre os mortos, veio Maria e ungiu os seus ps com um perfume de nardo puro e muito caro. Logo ao ver essa situao Judas Iscariotes, exclama o que lemos nos versculos acima.

Judas cuidava das ofertas que eram dadas para sustento do grupo. Como pode esse homem estar junto com seus amigos, ter sido aceito por este grupo andar recebendo os ensinamentos do Mestre dos mestres e ainda furtar dinheiro das ofertas? Aqui ele revela seu carter ganancioso e amante do dinheiro e desinteressado na palavra. Pois o prprio Jesus disse que o amor ao dinheiro a raiz de todos os males.

A raiz da conscincia de Judas estava contaminada com a avareza e os pensamentos em uma vida terrena voltada para o dinheiro. Judas era ladro, ou seja, aquele que tira vantagens de outros levando o que no seu, mas d prejuzo a outros e ainda fingia ser bom.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

Triste saber que ainda hoje os discpulos de Judas se proliferam entre o povo de Deus, participando dos banquetes oferecidos ao Senhor assim como foi na casa de Lzaro, comem e bebem juntos com os verdadeiros discpulos de Cristo assim como foi na ceia da pscoa com Jesus, mas a viso deles no est para o bem, antes seus coraes visam somente o que mau aos olhos de Deus. Os discpulos de Judas no amam o prximo, o necessitado, o carente, mas amam somente a si mesmo.

Jesus disse que se no amamos nosso irmo que vemos, como podemos dizer que amamos a Deus que no vemos? Os discpulos de Judas so egostas, mascaram seus coraes podres e ftidos com palavras bonitas, com carinhas de anjo, pois na verdade s pensam em si mesmo. Eles carregam a bolsa das ofertas e dzimos, inventam campanhas e dividem o lucro com o pregador de fora, e no usam o dinheiro que deveria ser revertido para o reino, mas esto furtando a casa de Deus para o prprio bem, e nada revertem para o reino, mas uma coisa digo eu: O Senhor est vendo tudo!

3) O IDE

 

Marcos 14:10,11 E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; nesse meio tempo, buscava ele uma boa ocasio para o entregar.

Neste relato me parece que os principais sacerdotes j conheciam a Judas, pois oferecem dinheiro a ele, como se j soubessem que Judas era amante do dinheiro, avarento e ganancioso, e certamente aceitaria o valor que eles dariam para ele como recompensa por trair a Jesus.

Os passos de Judas se apressavam em correr para o mau, pois a viso dele era distorcida, pois enquanto Jesus ensinava a todos que o reino feito de almas convertidas e reconciliadas com o Eterno, Judas j se mostrava um traidor nato. Ele no traiu somente a Jesus, mas seus amigos, e at mesmo a retido de um carter humano aceito pela sociedade da poca.

O evangelista categrico em afirmar que ele era um dos doze, pois mesmo no tendo sido chamado pelo mestre fora contado como sendo um dentre os doze, mas enquanto os onze ficavam aos ps de Jesus, Judas dava desculpas que iria fazer algo e fugia para fazer o que era mau. Esse era o ide de Judas, a passos largos para o mau.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

Assim so os discpulos de Judas dos dias de hoje. Eles correm para fazer o que mau diante dos olhos de Deus, e mesmos sendo contados entre ministros e estarem ligados a uma igreja se relacionam com aqueles que nada tm com os planos do Eterno Senhor.

Estes discpulos de Judas assim como seu mestre somente buscam seus prprios interesses querendo o enriquecimento pessoal, olham para Jesus como sendo uma oportunidade de adquirirem dinheiro, riquezas e fama. Mas me pergunto: Por que Judas foi se oferecer aos sacerdotes para entregar Jesus? Certamente ele j sabia dos planos dos inimigos de Jesus, e assim ainda hoje os inimigos articulam contra a vontade de Deus e se adiantam em suas atitudes de traio, e o pior que se alegram em suas atitudes malignas.

Como seu mestre os discpulos de Judas buscam sempre uma boa ocasio para botarem seus planos em ao, e a isso eu chamo de artimanha pecaminosa. Fico a pensar nos muitos discpulos de Judas que bastam se desentenderem com seus lderes que abrem seus prprios ministrios, e pior, quando estavam nos antigos ministrios concordavam com as doutrinas, mas agora que abriram o seu ministrio dizem ser contra as doutrinas, falsos e hipcritas, digo que isso um ministrio baseado em doutrinas de Judas.

4) A TICA MINISTERIAL

 

Marcos 14: 17 a 20 - E, chegada a tarde, foi com os doze.E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vs, que comigo come, h de trair-me. E eles comearam a entristecer-se e a dizer-lhe um aps outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas ele, respondendo, disse-lhes: um dos doze, que pe comigo a mo no prato.

Marcos nos relata que Jesus levou todos os doze discpulos para participarem da ceia da pscoa, no momento que estavam todos juntos, Jesus revela que um dentre eles ira o trair. Todos ficaram assustados, menos Judas claro. Mas naquele momento um comeou a perguntar ao outro: Ser que sou eu? Jesus foi to enftico que at os demais discpulos chegaram a duvidar da fidelidade para com o mestre.

Mas o mais interessante foi a resposta de um deles, pois este tambm queria saber se era ele o traidor, ento Jesus responde que seria um que iria colocar a mo no prato junto com ele. Aqui vemos uma parte

dos costumes da poca, pois sabido que naqueles dias como etiqueta se usava a mo direita para comer, e a esquerda era usada para limpeza do corpo, mas em uma refeio conjunta era normal e permitido que se colocasse a mo no prato, mas nunca junto com outra pessoa, mas em uma cerimnia como a pscoa era o anfitrio quem distribua a comida, ou seja, partia o po e dava a parte de cada um, e nunca era permitido aos convidados colocar a mo no prato, mas Judas contraria toda a etiqueta cerimonial colocando sua mo no prato junto com o anfitrio da cerimnia que era Jesus. Com essa atitude Judas se mostra um total desrespeito aos princpios e protocolos da ceia da pscoa que ele mesmo j teria participado muitas vezes como um Judeu.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

Quando falo que ainda hoje existem muitos discpulos de Judas subindo em plpitos ministrando textos bblicos, dirigindo igrejas que iniciaram pela rebeldia contra seus lderes parece at conto da carochinha.

Veja que Judas mesmo conhecendo toda a regra desrespeitou o protocolo e quebrar um princpio estabelecido por Deus o mesmo que desobedincia. E se a obedincia quebra maldio e bem sabemos que sim (Dt-28:01-14) ento a desobedincia atrai a maldio (Dt-28:15-68); certo? Judas j andava por caminhos tortuosos da desobedincia e j no mais dava o devido valor aos preceitos do Eterno.

Assim ainda andam os discpulos de Judas nos dias de hoje, fazendo coisas que na verdade mostram a total desobedincia aos preceitos divinos, realizando festas mundanas mascaradas de festas gospel, sendo que o prprio Eterno nos deu festas para fazermos para que no imitamos o mundo. Estes ainda fazem eventos e mais eventos que nada tem de preceitos bblicos e ignoram que um dos maiores mandamentos o ensinamento das leis do Senhor. Como seu lder Judas, eles metem a mo no prato junto com o Senhor em um total desrespeito a Deus e a seus protocolos divinos.

5) A FIDELIDADE MINISTERIAL

 

Mateus -26:47-50 - E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multido com espadas e varapaus, enviada pelos prncipes dos sacerdotes e pelos ancios do povo. E o que o traa tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te sado, Rabi; e beijou-o. Jesus, porm, lhe disse: Amigo, a que vieste? Ento, aproximando-se eles, lanaram mo de Jesus, e o prenderam.

Quando Jesus estava no Getsmani veio ento Judas trazendo consigo vrias pessoas para prenderem somente um homem, e ainda vinham armados, como se Jesus fosse um bandido de alta periculosidade. E

Judas havia combinado um sinal para que Jesus fosse reconhecido e ser o nico a ser preso, era um beijo que Judas daria naquele a quem deveriam pegar, pois estava escuro e todo judeu tinha barba, s um beijo mostraria quem era de fato Jesus.

Na cultura bblia o beijo ou sculo era uma forma de cumprimentar, despedir, reconhecer a autoridade de algum e demonstrar amor, mas o beijo de Judas em nada se identificou com o costume da poca. Antes o beijo de Judas foi falso e traioeiro, desprezando a autoridade do filho de Deus, mas servindo somente para identificar o mestre entre os demais.

Foi o prprio Judas quem arquitetou esse sinal junto aos que iriam prender Jesus, mostrando que o seu beijo seria aceito pelo mestre, e que ele sempre beijou o mestre e no seria agora que Jesus iria recusar o seu beijo. Essa fidelidade que Judas tinha no fundo de seu corao para com tudo o que Jesus lhe ensinou. Com um beijo e ele ps tudo a perder. E o pior foi ouvir Jesus o chamar de amigo. Por qu? Isso por que Jesus era amigo de Judas, mas Judas no era e nunca foi amigo de Jesus.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

Quando o crocodilo devora a sua presa ele chora (isso por que quando aperta sua boca comprimi os canais lacrimais, no que ele tenha algum tipo de sentimento pela vtima) da o ditado lgrimas de crocodilo. Assim os discpulos de Judas fingem ter algum sentimento por Jesus, e tudo o que fazem dizem que a mando ou por Ele, mas usam o nome de Jesus como pretexto para alcanarem suas trinta moedas de prata, e pensam que com isso iro ficar ricos, quando na verdade s esto atraindo para si a morte.

Assim como seu mestre eles no tm nenhum carter, antes se mostram traidores com seus beijos mascarados de pseudos amigos. Os discpulos de Judas se proliferam nos dias de hoje fazendo muitos pecarem, pois a sua real fidelidade consigo mesmo. Seus olhos s enxergam seus prprios umbigos.

lastimvel ver em nossos dias uma verdadeira desunio entre aqueles que se dizem servos de Deus, mas que na verdade servem seus prprios interesses, buscando sempre suas trinta moedas de prata pensando estarem em oculto.

6) O SENTIMENTO MINISTERIAL

 

Mateus 27:3-6 - Ento Judas, o que o trara, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos prncipes dos sacerdotes e aos ancios, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porm, disseram: Que nos importa? Isso contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. E os prncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: No lcito coloc-las no cofre das ofertas, porque so preo de sangue.

Esse foi o fim de um homem cheio de pecado e ganncia. Vejam que quando Judas viu que Jesus foi condenado a morte trouxe as trinta moedas de prata e as jogou no cho como se no mais as quisera. Judas queria apenas que Jesus fosse preso, mas no condenado morte. Mas qual a diferena? Tamanha era a ganncia de Judas que ele j no mais sabia diferenciar o bem do mau, pois o pecado j havia tomado conta de toda a sua alma.

Talvez em um momento de lucidez, ou talvez por que algum dos onze possa ter lhe informado que Jesus foi condenado, Judas ficou tomado de um sentimento mais pecaminoso ainda, o remorso. O remorso diferente do arrependimento, pois quem tem remorso no se arrepende e certamente far novamente as mesmas coisas pecaminosas. Eu acredito que se Judas mesmo tendo trado a Jesus tivesse se arrependido de verdade e suplicado o perdo a Deus, Deus o teria perdoado, mas ao invs de arrepender-se ele sentiu somente remorso, e isso fez com que ele se suicidar, pois remorso um sentimento passageiro.

? Discpulos de Judas nos dias de hoje

 

Esse o final dos discpulos de Judas. Eles esto por todas as partes usando ternos e gravatas e carregando suas bblias, mas somente em suas mos, pois em seus coraes a nica coisa gravada o mau.

Hoje entendo que os discpulos de Judas esto na terra para terrem suas chances de se arrependerem e no de terem remorsos, pois se no se converterem em tempo certamente perecero como o seu mestre que no viu outra sada a no ser se pendurar em uma corda e se enforcar-se.

Remorso, esse o sentimento existente nos coraes dos discpulos de Judas, um sentimento que s vai servir para lev-los ao lago de fogo e enxofre. O sentimento que devemos ter dentro de ns Jesus veio trazer o: Arrependei vos! Pois est prximo o reino de Deus! Sem arrependimento no h perdo dos pecados.

Atos 3:19,20 - Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

Os discpulos de Judas ainda no tiveram uma converso verdadeira, e parecem estarem pouco preocupados com isso, e s entendero o tamanho da besteira que esto vivendo quando chegar o dia do juzo final e no serem reconhecidos pelo justo juiz. Nesta hora correro para darem cabo de suas miserveis vidas, mas a ser tarde demais. Eles no tero outra chance.

CONCLUSO

Judas no foi traidor somente de Jesus, mas daqueles que um dia acreditaram nele, e de si mesmo. Ao tomar as atitudes que tomou em sua vida, Judas se mostrou ser um homem dominado pelo mal. Judas morreu no quando foi se enforcar, mas sim quando no se arrependeu de todo o seu corao do mau caminho que havia tomado.

Que hoje possamos ter uma conscincia muito mais limpa e tranquila, diferente da que Judas teve. Que hoje no sejamos seguidores e discpulos de Judas, mas que possamos escolher um caminho que agrade primeiramente a Deus, depois a ns mesmos e por fim queles que nos amam.

Que o Eterno os abenoe e os guarde no poder de sua palavra.

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário